DADOS BIOGRÁFICOS

Nome: João Naves de Melo
Cadeira: nº 30
Patrono: Manoel José de Almeida

.......João Naves de Melo nasceu na cidade de Estrela do Sul/MG, sendo filho de Levino Faustino de Melo e de dona Geralda Francelina de Jesus, tendo escolhido a cidade de São Francisco/MG, nas margens do rio de igual nome, como seu domicílio permanente.

....... Formou-se no curso de magistério pela Escola “Caio Martins”, de Esmeraldas. Como outros professores foi fundador, no Município de São Romão/MG, do Núcleo Colonial do Urucuia, encarregado do assentamento de colonos e da educação de filhos de rurícolas, em regime de internato e semi-internato. Depois, em 1960, mudou-se para a cidade de São Francisco/MG para dirigir o Centro de Treinamento de Jovens Líderes Rurais da Escola “Caio Martins”.

.......Além de Diretor da Escola “Caio Martins”, de São Francisco, dirigiu o jornal “SF-O Jornal de São Francisco” (1966/1976), do qual foi também colaborador e redator. Formando depois em Direito, foi um dos idealizadores do Conselho Municipal de Entidades de Ação Comunitária de São Francisco.

.......Exerceu atividades políticas, tendo sido eleito Vereador à Câmara Municipal, mas passou a exercer o cargo de Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de São Francisco, no mesmo período (1966/1970). Foi Diretor de Centros e Núcleos e Setor de Produção da Fundação Educacional Caio Martins (FUCAM) de 1977 a 1981.

.......Foi assessor jurídico das Câmaras Municipais de São Francisco, Icaraí de Minas, Pintópolis e Luislândia, sendo, ainda, Venerável da Loja Maçônica Acácia Sanfranciscana e membro do Conselho Diretor do Rotary Club de São Francisco.
João Naves de Melo é Presidente da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado e ao Menor em Estado de Risco em São Francisco.

.......Membro efetivo da Comissão Mineira de Folclore, João Naves de Melo escreveu, em co-autoria a peça teatral “O Inventário de São Francisco” e escreveu: “A saga de um Urucuiano”.

.......É colaborador do Boletim e da Revista da Comissão Mineira de Folclore. Em suas atividades jornalísticas, foi fundador do jornal “Nosso Tempo”, de São Francisco. Foi vice-presidente da 102ª Subseção da OAB-MG, de São Francisco.